quarta-feira, 20 de julho de 2011

Por que Casar?

Essa é a pergunta que estampa a capa da revista ISTOÉ, de hoje, 20 de julho de 2011.


Por que casar? Porque nos amamos e queremos constituir uma família, ué. Muitas pessoas já me perguntaram e criticaram: "Pra quê fazer uma festa com tantos gastos, e blábláblá..." Tem gente que não entende os sonhos alheios.

Isso mesmo. Sempre sonhei com a festa do meu casamento. Aliás, sou uma festeira de plantão. Sempre que posso reúno os amigos que estão distantes, adoro fazer aproximações, não deixo aniversário passar em branco e adoro surpresas para pessoas queridas. Sou daquele tipo de pessoa que comemora cada suspiro da vida! Porque é tão bom viver, não é!? Pois é. Temos que comemorar sempre! E comemoração significa FESTA!

No meu casamento não seria diferente. Deixe que digam, que pensem, que falem!!! Se alguém prefere mobiliar a casa com os melhores móveis, fazer a melhor viagem ou guardar dinheiro na poupança, eu prefiro fazer a minha Festa de Casamento! Depois mobiliamos a casa, viajamos e outras coisas mais. Teremos a vida toda pela frente! Mas é claro, não precisa exagerar e fazer uma SUPER festa e iniciar a vida de casados endividados, o que deve estar em exagero é somente o AMOR no dia do casamento!



E não farei festa para os convidados, farei a festa para COMEMORAR com os meus convidados. A festa é dos Noivos!!! No meu vocabulário não existe a frase: "Fazer festa para as pessoas e elas saírem ainda falando mal..." Se falarem mal, é uma pena, pois está sendo planejada com muito carinho e dedicação! Mas o que importa é que eu sei que eu vou AMAR a nossa festa! E o Noivo também!!!

Então gente, acabei fugindo do assunto, me empolguei! Mas voltando à capa da Revista ISTOÉ de hoje, a reportagem fala que o número de REcasamentos no País dobrou na última década. Segundo o IBGE, o número de casamentos subiu 28% e o de separação cresceu 43%. Mas o total de recasamentos (pessoas que se casam mais de uma vez) dobrou no período de 10 anos: de 65 mil em 2000 para 136 mil em 2009. É uma notícia triste, pois eu vejo o casamento como Único. Mas também não sou radical ao ponto de não "aceitar" que uma pessoa que já casou-se, mas não deu certo, casar novamente. O importante é ser feliz!!!

Por isso devemos nos casar conscientes e que saibamos das alegrias e das tristezas que o casal viverá juntos. É uma decisão importantíssima em nossa vida. Não curto os “casamentos de aparências”.

A frase de destaque da reportagem é "que seja eterno enquanto dure". A minha frase de vida é "que seja eterno para sempre!".


Post longo né?

Mais algumas curiosidades da reportagem:

A Indústria do Casamento:
O mercado matrimonial movimenta R$10 bilhões por ano no país. São mais de mil empresas voltadas para o setor apenas no Estado de São Paulo.

Movimenta num sábado na cidade de SP, mais de 3 mil floristas, 1,4 milhão de flores, mil bartenders, 3 mil funcionários de montagem e limpeza e 9 mil garçons e ajudantes.

Um dos menus mais caros de SP, do chef Vinícius Rojo, chega a custar R$5.330 por pessoa (NÃO ACREDITOOO). Inclui champanhe Don Pérignon e pratos com trufas brancas.

Segundo Vera Simão (cerimonialista e criadora do Casar), nos últimos anos os casamentos viraram grandes produções. No entanto, a tendência de festas intimistas e exclusivas também está em alta.

Quanto se gasta em média com cada item do casamento:

30% - Bebidas e alimentação
15% - Decoração
10 a 15% - Cerimonialista
12% - Fotografia e Filmagem
10% - Roupa dos Noivos
8% - Música
8% - Local da Cerimônia
5% - Compra de algum produto de última hora
3% - Lembrancinhas
3% - Cerimônia religiosa e civil
3% - Papelaria
3% - Transporte e Estacionamento

Se encaixaram nessas estatísticas? Estou assustada, acho que extrapolei em alguns itens (como fotografia e filmagem) e ainda nem fechei tudo... Medooo!!! rs




E a resposta de vocês? Por que Casar?


(fonte: Revista Istoé - 20/07/2011)

beijos


Su

7 comentários:

Naty disse...

Suuuu, eu li essa reportagem hoje!!!! Achei interessante!! O amor é o maior motivo para os casamentos, lindo né!
E eu sou como voce, adooooro uma festa!!!!
Bjossss

Débora Júlia disse...

Amei o Post de hoje. Inclusive vou postar algumas coisinhas interessantes que tem na revista tbm!!! Eu gostei da reportagem, gostei quando vc se desviou do assunto quando falou sobre sua festa do nossos sonhos, acho que só gente nessa fase como a gente entende né!!! Viagem a gente pode fazer depois, oportunidades não faltarão, mobiliar a gente vai fazendo isso com o tempo e a festa não precisa ser cara para ser a nossa FESTA DOS SONHOS! Temos pensamentos bem parecidos flor. Quanto a pergunta da capa da revista Por que casar? Concordo com a Naty é o Amor o responsável pelo casamento pelo nosso sonho de encontrar a pessoa que amamos e poder desfrutar todas as coisas boas que a vida pode nos oferecer!!!

Renata Brasil disse...

Adorei seu post!
E por que casar? Para mim casamento é para fazer a outra pessoa feliz! Poder passar o resto da vida ao lado do amor e nos esforçar para ter uma união harmoniosa, cheia de amor e aprendizagem!
E assim como a Débora tbm gostei quando vc desviou do tema. hehehe
Fazer uma festa de casamento é meu sonho (e graças a Deus sonho do meu noivo tbm! hehehe) Pena que muita gente não entende os sonhos alheios e ainda dá pitaco e infelizmente no meu caso os meus pais não entendem e acham que é tudo gastar dinheiro atoa mas já nem me importo mais pois sei que será o dia mais feliz da minha vida então quero é aproveitar!!!

Dani e Fabiano disse...

Eu não tinha visto essa reportagem!!!! Achei mto interessantes todos esse dados!
Estou sonhando com meu casamento, com a festa que também está sendo preparada com todo o carinho e dedicação!
Acho que o principal motivo que levou meu noivo e eu a tomarmos a decisão de nos casar é o AMOR mesmo!
E "que seja eterno para sempre!"
Bjoooo

Carlinha disse...

Me identifiquei muito com o seu post. Eu também adoro uma festa, e não poderia deixar de comemorar um momento tão especial na minha vida. Tb não concordo em se endividar para realizar a festa, mas fazendo com jeitinho, tudo dá certo!!!
Beijos

Carla disse...

Jesus que menu é esse desse chef? Tem ouro nessa comida eh?rs

Menina acho que estrapolei tb heim... Não me encaixo nessa estatistica de jeito nenhum, no que diz respeito roupa dos noivos entao... :(

Medo mesmo...

Bjus

Carolina Sofia disse...

eu discordo que a decoração de a mesma porcentagem da cerimonialista. pelo menos aqui em brasília a decoração tá par a par com a fotografia/filmagem. que não é lá tão barato.

as bebidas e alimentação realmente estão nessa porcentagem mesmo. apesar de que sempre tem a opção bolo e champagne. :D